4º SIMPÓSIO MADEIRA & CONSTRUÇÃO DISCUTE O USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

4º Simpósio Madeira & Construção vai reunir especialistas para discutir os benefícios do uso da madeira na construção civil
Evento acontece nos dias 20 e 21 de setembro, em Curitiba (PR), durante a Semana Internacional da Madeira

Para falar sobre construção sustentável e divulgar os benefícios da madeira como matéria-prima da construção civil, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), em conjunto com universidades, promove a quarta edição do Simpósio Madeira & Construção, entre os dias 20 e 21 de setembro. O encontro será no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), localizado no campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que vai reunir especialistas, empresários, professores e estudantes para discutir as novas tecnologias para o uso da madeira na construção civil. Além disso, o evento também visa apresentar as principais vantagens, já que a madeira é o material que tem mínimo impacto ambiental por ser renovável, contribui para retenção de CO2 na atmosfera e permite uma construção com menor geração de resíduos, entre outras vantagens.

A utilização da madeira como material construtivo ainda enfrenta muitas barreiras no Brasil justamente pela falta de informações. Por isso, queremos trazer os acadêmicos para essa discussão para incentivar a criação de pesquisas e estudos sobre o tema ‘construção sustentável’. Precisamos chamar a atenção dos estudantes para que eles se interessem pelo tema e ajudem neste trabalho de incentivo ao uso da madeira. Além disso, é mais uma forma de aproximar as universidades do setor produtivo”, declarou Ailson Loper, gerente executivo da Apre.

Para a palestra de abertura, a organização do Simpósio convidou a professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) Akemi Ino, que vai falar sobre a sua experiência na construção com madeira no Brasil. Ainda pela manhã, o professor Ricardo Dias, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai abordar o tema "Cadeia produtiva para implantação de habitação de madeira no Paraná". Para fechar o primeiro dia, o engenheiro Alan Dias, da empresa A Carpinteria, vai fazer uma palestra para mostrar todos os detalhes do projeto "Fazenda Catuçaba - Eco Villas".

No dia 21 de Setembro, os participantes poderão acompanhar ainda as palestras de Patrick Reydams, gerente de operações da Amata Brasil, abordando o tema "Arranha-céu em madeira"; do arquiteto Roberto Lacomte, que vai falar sobre o programa "Madeira é Legal", do WWF; do engenheiro Calil Neto, da Universidade de São Paulo (USP), que irá tratar do "Material do Futuro na Construção Civil"; e de Cristina Xavier, que apresentará o projeto da “Vila Taguaí”. Para fechar a programação, o arquiteto Marcelo Aflalo vai apresentar a proposta do "Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira".

Oficinas  
Na programação deste ano está prevista a realização de três oficinas, com os temas "Telhado verde", "Cavaletes de madeira" e "Encaixe de madeira". Todas serão realizadas na parte da tarde do dia 20 de setembro, e os interessados poderão fazer a inscrição no primeiro dia do evento.

Para participar do Simpósio, os interessados deverão se inscrever pelo site do evento: www.expomadeira.com.br/

Expo Madeira & Construção 
Além do Simpósio, a Apre organiza também a terceira edição da Expo Madeira & Construção, evento que vai reunir soluções, atualidades e potencialidades do uso da madeira de florestas plantadas na construção civil, bem como seus benefícios ambientais. A feira acontece no Expo Renault Barigui entre os dias 20 e 22 de Setembro, das 14h às 20h. Diversas marcas já estão confirmadas: Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR); Agência da Madeira; Berneck; Ekomposit; Franklin Adesivos e Polímeros; Grossl; Lonza; Portal Madeira e Construção; Portal Madeira Total; Montana; e MSN Química.

Para mais informações e inscrições, acesse http://www.lignumbrasil.com.br/expomadeira.

Comentários